Visualizações

terça-feira, maio 29, 2012

Detalhes importantes sobre fotografia


OBJETIVA: a peça mais importante do seu equipamento. Cada vez mais elas melhoram e, hoje, em aberturas em torno de f.8, mesmo as mais baratas, fazem maravilhas. 

As técnicas da fotografia não mudam. A questão da abertura do diafragma em relação à profundidade de campo no sistema 35mm, a verdade sobre sensibilidade do ISO, velocidade do obturador...os ensinos sempre são os mesmos. Mas há algumas verdades que nem sempre são ditas. Há detalhes que vamos aprendendo enquanto fotografamos e algumas informações são trocadas entre colegas amantes da fotografia e que nunca foram ditas em livro nenhum. Uma dessas verdades é a respeito da abertura f.8.
Atualmente, em abertura f8, toda lente para câmeras DSLR 35mm é boa.  
Felizmente, mesmo as objetivas mais baratas hoje  apresentam qualidade de imagem decente em f.8, a ponto de tornar as diferenças na qualidade de imagem entre as melhores objetivas e as não tão boas insignificantes para impressões menores que 20cmx30cm. 
Nesse ponto para as lentes 35mm, o maravilhoso f.8, partindo do princípio que a exposição foi correta e você não tremeu, os fatores que determinam se uma foto é excelente ou inexpressiva são luminosidade, composição, cor e temática.
Aimm Cris, então por que cargas d'água alguns fotógrafos gastam milhares de reais em objetivas de qualidade superior? 
  • para poder fotografar em aberturas maiores que f.8 com qualidade. Pois só as lentes mais caras possuem ótima qualidade de imagem nas aberturas realmente grandes de f.4, f.2.8, f.2  em diante.
  • para ter melhor qualidade de construção.
  • para terem sistemas de foco mais sofisticados e precisos. Porque não adianta nada uma foto com uma super qualidade e sem foco! 
  • para terem estabilização de imagem. Pois, de novo, a melhor qualidade de imagem do mundo não adiantará de nada se a foto sair tremida.
É preciso todas essas qualidades para ter mais fotos aproveitáveis entre as que foram tiradas e poder oferecer para os clientes bons resultados.
Se você não precisa de nenhuma das qualidades listadas acima, e talvez não precise, uma objetiva mais cara só vai fazer você ficar mais pobre. Simples assim!
Outras verdades:
  • tudo que eu disse sobre f.8 vale para f.5.6 e f.11 quase que automaticamente. O espaço entre f.5.6 e f.11 é a zona segura das lentes 35mm.
  • em aberturas menores que f.11 toda lente 35mm começa a perder qualidade de imagem graças à difração.
  • só as melhores objetivas tem ótima qualidade de imagem em sua abertura máxima. Portanto, se uma objetiva mediana tem abertura máxima f.1.8, isso quer dizer que ela só fica boa mesmo em torno de f.4 e daí em diante.
  • qualidade de imagem em abertura  f.2.8 custa caro;
  • qualidade de imagem impecável em super aberturas como f.2, f.1.4 custam uma fortuna.  
Agora, existem aquelas criaturas que, pra compensar alguma deficiência ou trauma, adoram comprar equipamentos desnecessariamente apenas pra exibi-los. Aí já é uma questão psicológica e sobre isso eu não posso ajudar.
Tadinhos, Cris.

Nenhum comentário: