Visualizações

quinta-feira, março 29, 2007

Educação como prática da liberdade

Meu propósito aqui era escrever amenidades, poesias, contar histórias leves e até engraçadas, fatos corriqueiros...mas é bom falar de coisas sérias de vez em quando também, né?

Hoje sai pela manhã para um encontro com a diretora de uma escola onde farei minha pesquisa para o mestrado. A escola fica um pouco distante da minha casa e no caminho eu ia pensando se não seria mais fácil trabalhar outro tema, uma coisa mais simples...Acontece que eu não ficaria feliz nem satisfeita se mudasse a rota, não agora que havia conseguido a orientadora perfeita para o tema escolhido.

Segui as placas e quando avistei as barreiras percebi que já estava chegando.
Entrei, estacionei onde mandaram estacionar e fui até a portaria. A primeira coisa que vi foi uma fila com pessoas carregando sacolas de supermercado e três policiais conversando e exibindo suas armas mirando em um copo de plástico que estava sobre uma cadeira. Aparentando tranquilidade, perguntei à eles como chegar até a diretora da escola e um deles, muito educadamente, me indicou o caminho. Cheguei a uma espécie de salão que, após passar por uma grade enorme, dá acesso à escola.
Recebi a informação de que a diretora estava em reunião, mas eu poderia aguardar por ela alí mesmo.

Pessoas indo e vindo, algumas reclamando, mães e mulheres levando alimentos para seus filhos e companheiros, crianças acompanhando suas mães e já mostrando nos olhos um olhar de adulto, de quem sabe o que tudo aquilo significa (bem mais do que a pesquisadora alí).
Eu estava na Agência Prisional do Estado de Goiás com o propósito de colher informações a respeito do analfabetismo entre os presos e saber qual o papel da escola e da educação na vida dos reeducandos.
Hoje, alí sentada percebendo detalhes do que acontecia ao meu redor, desconfiei que essa pesquisa vai significar pra mim muito mais que uma dissertação de mestrado.
Queria escrever mais agora, mas não consigo encontrar as palavras que traduzam o que quero dizer.

Com certeza falarei mais sobre isso por aqui.

A condição de acesso à educação torna-se ainda mais necessária para a população carcerária, que sabidamente encontra enorme dificuldade de reinserção social e profissional quando cumpre sua pena e ganha a liberdade. Desta forma, impõe-se, como finalidade prioritária de política pública no setor carcerário, o desenvolvimento regular e sistemático de ações educativas – em especial de escolarização formal, bem como a formação geral e desenvolvimento cultural – que contribuam definitivamente para a empregabilidade e sociabilidade da pessoa em privação de liberdade.

segunda-feira, março 26, 2007

Aconteceu.

No início desse ano a gerente da minha conta bancária, que virou amiga, pede pra eu fazer as fotos do casamento dela marcado pra junho. Nada contra casamentos, mas eu não sou muito fã desse tipo de cerimônia e só vou mesmo quando sinto que a minha ausência pode abalar a amizade ou quando fazem chantagem do tipo: "se vc não fotografar meu casamento não haverá fotos pra mostrar para meus filhos, nenhum registro....blá, blá,blá".
Hoje a gerente-amiga liga novamente dizendo que o casamento foi adiado para o próximo ano porque ela vai ser mamãe . Eles estão super felizes... e eu também, né? rsrsr
E advinha!... quem vai fazer as fotos do barrigão?

domingo, março 25, 2007

DESABAFO DA MULHER MODERNA


Recebi e morri de rir....muito jóia!

São 6h. O despertador canta de galo e eu não tenho forças nem para atirá-lo contra a parede.Estou tão acabada, não queria ter que trabalhar hoje. Quero ficar em casa, cozinhando, ouvindo música, cantarolando, até! Se tivesse filhos, gastaria a manhã brincando com eles. Se tivesse cachorro, passeando pelas redondezas. Aquário? Olhando os peixinhos nadarem. Espaço? Fazendo alongamento. Leite condensado? Brigadeiro.Tudo, menos sair da cama, engatar uma primeira e colocar o cérebro pra funcionar. Gostaria de saber quem foi a mentecapta, a matriz das feministas, que teve a infeliz idéiade reivindicar direitos da mulher e porque ela fez isso conosco, que nascemos depois dela. Estava tudo tão bom no tempo das nossas avós, elas passavam o dia a bordar, a trocar receitas com as amigas, ensinando-se mutuamente segredos de molhos e temperos, de remédios caseiros, lendo bons livros das bibliotecas dos maridos, decorando a casa, podando árvores, plantando flores, colhendo legumes das hortas, educando crianças, freqüentando saraus, a vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinária...Aí vem uma fulaninha qualquer, que não gostava de sutiã, tampouco de espartilho, e contamina várias outras rebeldes inconseqüentes com idéias mirabolantes sobre: "vamos conquistar o nosso espaço".QUE ESPAÇO, MINHA FILHA!!??Você já tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo ao seus pés. Detinha o domínio completo sobre os homens, eles dependiam de você para comer, vestir, e se exibir para os amigos, que raio de direitos querer?Agora eles estão aí todos confusos, não sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nós como o diabo da cruz!Essa brincadeira de vocês acabou é nos enchendo de deveres, isso sim!Antigamente, os casamentos duravam para sempre. Por que, me digam por que, um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que só precisava ser frágil, foi se meter a competir com o macharedo?Olha o tamanho do bíceps deles, e olha o tamanho do nosso...Tava na cara que isso não ia dar certo. Não agüento mais ser obrigada ao ritual diário de fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir,que sapatos, acessórios, que perfume combina com meu humor, nem de ter que sair correndo, ficar engarrafada, correr risco de ser assaltada, de morrer atropelada, passar o dia ereta na frente do computador,com o telefone no ouvido, resolvendo problemas. Somos fiscalizadas e cobradas por nós mesmas a estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas, unhas feitas, sem falar no currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados, e especialidades.Viramos "super-mulheres", mas continuamos a ganhar menos do que eles...Não era muito melhor ter ficado fazendo tricô na cadeira de balanço? CHEGA!!!Eu quero alguém que abra a porta para eu passar, puxe a cadeirapara eu sentar, me mande flores com cartões cheios de poesia, faça serenatas na minha janela...

Ai, meu Deus, são 6h30, tenho que levantar!E tem mais... que chegue do trabalho, sente no sofá, coloque os pés pra cima e diga: "meu bem, me traz uma dose de whisky, por favor?",pois eu descobri que é muito melhor servir.Ou pensam que eu tô ironizando? Tô falando sério!Estou abdicando do meu posto de mulher moderna...Troco pelo de Amélia. Alguém mais se habilita?Antes eu sonhava, agora nem durmo mais...

(Autora desconhecida)


E os homens nunca foram tão acomodados (com raras exceções, claro).

sábado, março 24, 2007

É isso.

"Escrevo porque encontro nisso um prazer que não consigo traduzir, não sou pretensiosa. Escrevo para mim, para que eu sinta a minha alma falando e cantando, às vezes chorando"
Clarice Lispector

O jeito cearense de ser único!

www.tonhodoscouros.com.br

Em 2002 conheci o Ceará, e foi lá que percebi que cearense é o povo mais alegre que existe.

Vixe homi! Eles têm até o próprio dicionário de cearês, onde tem, inclusive, tradução de inglês pra cearês pra auxiliar os gringos que visitam a terrinha.

Não é à toa que os maiores humoristas do Brasil são cearenses.
Repare só as peculiaridades dessa gente feliz:

Cearense não briga... ele risca a faca!
Cearense não vai em festa... ele cai na gandaia!
Cearense não vai com sede ao pote... ele vai dicumforça!
Cearense não vai embora... ele vai pegá o beco!
Cearense não conserta... ele dá uma guaribada!
Cearense não bate... ele senta o sarrafo!
Cearense não sai pra confusão... ele sai pro balai de gato!
Cearense não bebe um drink... ele toma uma!
Cearense não joga fora... ele rebola no mato!
Cearense não discute... ele bota boneco!
Cearense não é sortudo... ele é cagado!
Cearense não corre... ele faz carrera!
Cearense não ri... ele se abre!
Cearense não brinca... ele fresca!
Cearense não compra garrafinha de cachaça... ele compra um celular!
Cearense não toma água com açúcar... ele toma garapa!
Cearense não calça as sandália.... ele calça as opercata!
Cearense não morre... ele bate a biela!
Cearense não exagera... ele alopra!
Cearense não percebe... ele dá fé!
Cearense não vigia as coisas... ele pastora!
Cearense não vê destruição... ele vê só o distroço!


Meu coração tá apertadinho hoje. Mas é sábado e não vou permitir que ele fique assim por muito tempo...

quinta-feira, março 22, 2007

quarta-feira, março 21, 2007

EXIGÊNCIAS DA VIDA MODERNA


Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro.

E uma banana pelo potássio.
E também uma laranja pela vitamina C.
Uma xícara de chá verde sem açúcar para prevenir o diabetes.
Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água.
E uriná-los, o que consome o dobro do tempo.
Todos os dias deve-se tomar um Yakult pelos lactobacilos (que ninguém sabe bem o que é, mas que aos bilhões, ajudam a digestão).

Cada dia uma Aspirina, previne infarto. Uma taça de vinho tinto também.
Uma de vinho branco estabiliza o sistema nervoso.
Um copo de cerveja, para... não lembro bem para o que, mas faz bem.
O benefício adicional é que, se você tomar tudo isso ao mesmo tempo e tiver um derrame, nem vai perceber.

Todos os dias deve-se comer fibra. Muita, muitíssima fibra. Fibra suficiente para fazer um pulôver.
Você deve fazer entre quatro e seis refeições leves diariamente. E nunca se esqueça de mastigar pelo menos cem vezes cada garfada. Só para comer, serão cerca de cinco horas do dia. E não esqueça de escovar os dentes depois de comer. Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana, da laranja, das seis refeições e, enquanto tiver dentes, passar fio dental, massagear a gengiva, escovar a língua e bochechar com Plax.

Melhor, inclusive, ampliar o banheiro e aproveitar para colocar um equipamento de som, porque entre a água, a fibra e os dentes, você vai passar ali várias horas por dia. Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia, mais as cinco comendo são vinte e uma. Sobram três, desde que você não pegue trânsito.

As estatísticas comprovam que assistimos três horas de TV por dia. Menos você, porque todos os dias você vai caminhar ao menos meia hora (por experiência própria, após quinze minutos dê meia volta e comece a voltar, ou a meia hora vira uma). E você deve cuidar das amizades, porque são como uma planta: devem ser regadas diariamente, o que me faz pensar em quem vai cuidar delas quando eu estiver viajando.
Deve-se estar bem informado também, lendo dois ou três jornais por dia para comparar as informações.

Ah! E o sexo. Todos os dias, tomando o cuidado de não se cair na rotina. Há que ser criativo, inovador para renovar a sedução. Isso leva tempo e nem estou falando de sexo tântrico. Também precisa sobrar tempo para varrer, passar, lavar roupa, pratos e espero que você não tenha um bichinho de estimação. Na minha conta, são 29 horas por dia.

A única solução que me ocorre é fazer várias dessas coisas ao mesmo tempo!!! Tomar banho frio com a boca aberta, assim você toma água e escova os dentes. Chame os amigos e seus pais.
Beba o vinho, coma a maçã e dê a banana na boca da sua mulher. Ainda bem que somos crescidinhos, senão ainda teria um Danoninho e, se sobrarem 5 minutos, uma colherada de leite de magnésio.

Agora tenho que ir. É o meio do dia, e depois da cerveja, do vinho e da maçã, tenho que ir ao banheiro. E já que vou, levo um jornal.Tchau....
Se sobrar um tempinho, me manda um e-mail.

Autor: Luís Fernando Veríssimo

segunda-feira, março 19, 2007

Utilidade Pública

Recebi essas informações hoje por e-mail e resolvi publicar aqui também. Entrei em alguns sites e realmente funcionam, sobre os outros vocês me contam depois.

01.Quando for comprar qualquer coisa não deixe de consultar o site GastarPouco.www.gastarpouco.com
02.Serviço dos cartórios de todo o Brasil, que permite solicitar documentos via Internet:www.cartorio24horas.com.br/index.php
03. Site de procura e reserva de hotéis em todo o Brasil ,por cidade, por faixa de preços, reservas etc www.hotelinsite.com.br
04. Site que permite encontrar o transporte terrestre entre duas cidades, a transportadora, preços e horários. www.appweb.antt.gov.br/transp/secao_duas_localidades.asp
05. Encontre a Legislação Federal e Estadual por assunto ou por número, além de súmulas dos STF, STJ e TST www.soleis.adv.br
06.Tenha a telinha do aeroporto de sua cidade em sua casa, chegadas epartidas www.infraero.gov.br/pls/sivnet/voo_top3v.inip_cd_aeroporto_ini
07.Encontre a melhor operadora para utilizar em suas chamadas telefônicas www.sistemas.anatel.gov.br/sipt/Atualizacao/Importante.aspp
08.Encontre a melhor rota entre dois locais em uma mesma cidade ou entre duas cidades, sua distância, além de localizar a rua de sua cidade www.mapafacil.com.br
09.Encontre o mapa da rua das cidades, além de localizar cidades www.mapas.terra.com.br/Callejero/home.asp
10.Confira as condições das estradas do Brasil, além da distância entre ascidades: www.dnit.gov.br
11. Caso tenha seu veículo furtado, antes mesmo de registrar ocorrência na polícia, informe neste site o furto. O comunicado às viaturas da DPRF é imediato www.dprf.gov.br/ver.cfmlink==form_alerta
12.Tenha o catálogo telefônico do Brasil inteiro em sua casa. Procure o telefone daquele amigo que estudou contigo no colégio www.102web.com.br
13. Confira os melhores cruzeiros,datas, duração,preços, roteiros, etc www.bestpricecruises.com/default.asp
14.Vacina anti-câncer (pele e rins). OBS: ESTA VACINA DEVE SER SOLICITADA PELO MÉDICO ONCOLOGISTA: www.vacinacontraocancer.com.br/hybricell/home.html
15.Indexador de imagens do Google - captura tudo que é foto e filme de dentro de seu computador e os agrupa, como você desejar: www.picasa.com
16. Semelhante ao Internet Explorer , porém muito mais rápido e eficiente, e lhe permite adicionar os botões que desejar, ou seja, manipulado como você o desejar: www.mozilla.org.br/firefox
17.Site de procura, semelhante ao GOOGLE www.gurunet.com
18. Site que lhe dá as horas em qualquer lugar do mundo www.timeticker.com/main.htm
19. Site que lhe permite fazer pesquisas dentro de livros www.a9.com
20. Site que lhe diz tudo do Brasil desde o descobrimento por Cabral www.historiadobrasil.com.BR
21.Site que o ajuda a conjugar verbos em 102 Idiomas www.verbix.com
22. Site de conversão de Unidades www.webcalc.com.br/convers
23.Site para envio de e-mails pesados, acima de 50Mb www.dropload.com
24. Site para envio de e-mails pesados, sem limite de capacidade www.sendthisfile.com
25.Site que calcula qualquer correção desde 1940 até hoje, informando todos os índices disponíveis no mercado financeiro. Grátis para Pessoa Física www.debit.com.br/
26. Site que lhe permite falar e ver pela Internet com outros computadores, www.skype.com
27.Site que lhe permite ler jornais e revistas de todo o mundo indkx.com/index.htm
28. Site de procura de pessoas e empresas nos EUA. Só para achar a pessoa ou a empresa com endereço e telefone GRATIS. Se quiser levantamento completo pode custar até US$80,00 com valores intermediários:www.ussearch.com/consumer/index.jsp
29. Site de camaras virtuais, funcionando 24 hs por dia ao redor do mundowww.earthcam.com
30.Site de mapas que identificam endereços do Brasil inteiro e dá sugestões de rotas http://www.ondeestou.com.br

domingo, março 18, 2007

Aventuras do final de semana


Esse final de semana eu e R. fomos pra uma cidadezinha em Minas Gerais. Foi uma viagem super divertida!

Muitas coisas aconteceram que me fizeram ter dor de barriga de tanto rir, mas agora vou contar apenas um pequeno episódio de quando estávamos indo.

Fomos visitar uma sobrinha de R. que mora em uma cidade mineira chamada Guarda-Mor e como nunca nem tínhamos ouvido falar dessa cidade o melhor jeito de seguir sem problemas era caminhar sempre pedindo informações nas cidades onde íamos chegando. Foi aí que descobrimos em uma determinada cidade que o povo de lá troca a direita pela esquerda.
Paramos em um posto de gasolina e R. perguntou pra um moço com ar tranquilo:
- Como eu chego na BR tal?
Moço-tranquilo responde:
- segue reto aqui, depois vira a direita ( sinalizando com a mão esquerda), na segunda rua vcs viram a esquerda (sinalizando com a direita).
Como ficou bem confuso e pensamos que ele tinha um problema particular de direção resolvemos perguntar para a segunda pessoa mais adiante que fez a mesma coisa. Nessa altura nós já começamos a desconfiar de que era um problema coletivo e achar aquilo muito engraçado. Mas ainda precisávamos saber a direção certa.
Caminhamos mais um pouco e eu mesma perguntei para um senhor que, muito atenciosamente, aproximou-se do carro e começou a explicar:
- Segue reto aqui, depois vira a direita ( sinalizando com a mão esquerda), na segunda rua vocês viram a esquerda (sinalizando com a direita) e....
Gentem! Eu tentei, juro que tentei! mas não consegui e disparei a rir na frente daquele bondoso senhor que não entendeu o motivo das minhas risadas e provavelmente, no mínimo, achou que eu era doida.
Mas eu ri tanto, mas tanto.... :))))

Por fim, desistimos de perguntar e encontramos o caminho sozinhas seguindo o instinto e as placas....Bem, mais o instinto do que as placas (quase inexistentes).
Mesmo sem placas suficientes, é sempre muito bom ver o quanto o Brasil é lindo.

terça-feira, março 13, 2007

Para pensar

“Será que um homem que ama o seu Senhor estaria disposto a ver Jesus vestindo uma coroa de espinhos, enquanto ele mesmo almeja uma coroa de louros? Haveria Jesus de ascender ao trono por meio da cruz, enquanto nós esperamos ser conduzidos para lá nos ombros das multidões, em meio a aplausos? Não seja tão fútil em sua imaginação. Avalie o preço; e, se você não estiver disposto a carregar a cruz de Cristo, volte à sua fazenda ou ao seu negócio e tire deles o máximo que puder, mas permita-me sussurrar em seus ouvidos: Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?"
(Charles Haddon Spurgeon)

Teste seu vocabulário

Vai lá! É até divertido.

Resultado do meu teste:

22 ponto(s) = excelente vocabulário Parabéns! Você está acima da média e prova com isso que é uma pessoa amante da literatura e que domina muito bem a língua portuguesa. Pessoas como você se expressam bem em qualquer meio e não têm praticamente dificuldade alguma em entender textos considerados eruditos. Continue praticando. Quem sabe um dia você não se torna um filólogo?

Acho que esse resultado de teste encheu demasiadamente a minha bola.

Na verdade eu penso que nossa maior dificuldade está em compreendermos os outros, porque mesmo que tenhamos conhecimento de todas as palavras e de todas as ciências, jamais conseguiremos compreender a alma humana.

sábado, março 10, 2007

Hoje é sábado!!!


Já fui pro curso de libras, conversei um tempão com minha melhor amiga que mora super longe e já estou me preparando pra pegar a estrada pra Pirenópolis.

Ê sábado bão, sô!

Bom sábado pra você também!!!

Alerta!

Tenho verdadeiro pavor de mulheres que vivem sorrindo e tem aquela voz meiga e até meio infantil. Pra mim essas são as pessoas mais dissimuladas do mundo.
Falo isso porque já tive péssimas experiências com esse tipo e hoje corro pra longe quando percebo alguém assim por perto.

terça-feira, março 06, 2007


"Um juri consiste em um grupo de doze pessoas escolhidas para decidir quem tem o melhor advogado"

Robert Frost

segunda-feira, março 05, 2007

Amor de mãe


Minha mãe vem passar uns dias comigo!!!
Quando?
Calma aí!
Só quem conhece minha mãe e sabe o quanto ela não gosta de viajar entende que só o fato de ela ter comentado a possibilidade de vir já é motivo pra eu fazer uma festa.

Ah! Eu tô precisando tanto de mãe...

Por estar em Ti

Por estar em Ti, eu creio na promessa do Senhor, que És poderoso para me abençoar.
Tu és o mesmo ontem, hoje e amanhã.
Eu sei que Tua palavra sobre mim se cumprirá.
Tua fidelidade, Senhor, me levará a viver intensamente o melhor.
E nada impedirá o agir da Tua mão e assim alcançarei uma porção maior.

Gabriel Schwarz

domingo, março 04, 2007

Gratidão

Só quero registrar aqui o quanto sou grata a Deus por me amar tanto e cuidar tão bem de mim.

Gugu dadá

Foi publicado na Gv-Executivo de jan-fev. 2007 um artigo escrito por Pedro Bendassolli e Mauricio C. Serafim sobre a questão da infantilização dos adultos e sua repercussão nas organizações. Para lê-lo, acesse aqui.

sábado, março 03, 2007

Sobre os Narcisos do dia-a-dia


Depois de conversar com S. sobre o comportamento narciso de algumas pessoas com quem tenho convivido esses dias, recebi hoje um texto que S. escreveu a respeito do assunto e resolvi não escrever sobre isso, mas transcrever aqui suas palavras.

Sobre os Narcisos do dia-a-dia

"Indubitavelmente há coisas belas na natureza. Coisas como a concha do nautilus que obedece a uma proporção dita áurea entre seus espirais ou o pavão exibindo as belas plumagens multicoloridas no intuito de conquistar a fêmea. Gatos, cachorros e até mesmo seres humanos (!!!) quando novinhos são bonitinhos. Há quem diga que esta é uma forma especial de defesa, porque não instiga os predadores naturais por serem de aparência dócil e digamos assim, bonitinhos mesmo. Eu particularmente não acredito nesse tipo de conversa, mas enfim...
Não vejo problema nenhum nesse fato. O problema é quando o sujeito em questão começa a valorizar demais a beleza própria. Lembram de Narciso, o rapaz que era muito belo e que se apaixonou pela própria imagem refletida na água? Pois bem, hoje em dia, há um montão de Narcisos espalhados por aí.
Refiro-me a gente que, ou por se encaixar no protótipo de beleza, ou por ser bem sucedido financeiramente, ou por ter certo status na sociedade, ou por peidar cheiroso (ou nem mesmo peidar quem sabe), começa a assumir um certo “complexo de superioridade”.
Podem até mesmo alegar que isso seja um comportamento reativo esperado, uma vez que o “mundo” nos obriga a ser assim (sim sim, aquela mesma história de mundo uno, competitivo e globalizado), mas tenho saudades de ver pessoas que sejam humildes e modestas, mesmo quando suas qualidades sejam explicitamente patentes. E o pior é que muitos desses Narcisos nem são verdadeiramente belos, mas se julgam, de pés juntos, que assim o são.
Foi há mais de cem anos, que Sigmund Freud, uma das cem maiores personalidades do século passado (ao lado de outras GRAAANDES personalidades, como Ronaldinho!!!) elaborou uma teoria que definia o desenvolvimento psicossexual do indivíduo em estágios. O estágio mais primitivo de todos era o oral, lá na época de bem bebezinho mesmo, logo após o nascimento. As sensações orais incluíam sede, fome, estimulações táteis prazeirosas, evocadas pelo mamilo ou seu substituto, sensações relacionadas com a deglutição e satisfação. Os estados de tensão oral levariam à procura de gratificação oral, tipificada pela tranqüilidade no final da alimentação. A tríade oral consiste no desejo de comer, dormir e alcançar o relaxamento que ocorre no final da sucção, logo antes de começar o sono. Quando o indivíduo não completava adequadamente essa primeira etapa do desenvolvimento, ele poderia desenvolver no futuro, quando já adulto, traços patológicos como excessivo otimismo, narcisismo e o ato de reclamar. Essas pessoas seriam excessivamente dependentes e exigiriam que os demais servissem e olhassem por eles. O que fazer em relação a essas pessoas? Isso varia de indivíduo pra individuo, porém o mais triste é que muitas pessoas tendem a se “interessar” por elas. O que é de certa forma aceitável, pois é natural que as pessoas se sintam atraídas por outras que tenham atrativos de alguma sorte, ainda mais quando o “marketing pessoal” é perspicaz... Eu prefiro outras linhas de ação como apenas ignorá-las, já que isso é o que elas mais temem. Melhor ainda quando essa pessoa é superada. O gostinho de vitória fica ainda mais doce. E assim o mundo continua girando, tão diferente e tão igual àquele da época do Freud. E os bebês continuam nascendo, lindos."