Visualizações

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Falando com as mãos


Hoje pela manhã, no supermercado, percebi que o funcionário que me ajudava a ensacar as compras era surdo e conhecia libras (Língua Brasileira de Sinais). Sem pensar duas vezes, com um sorriso nos dedos eu disse "oi". Mais sorridente ficou o moço que me respondeu assustado como não acreditando que eu pudesse entender sua língua. Realmente não entendo muito ainda, mas enquanto as compras eram colocadas no carrinho trocamos mais alguns sinais.
Quando já estava na porta virei e vi que ele estava me olhando com um sorriso que dava lacinho atrás da cabeça...ele acenou, eu retribuí.

Foi muito bom pôr em prática o que estou aprendendo, mas muito melhor foi perceber que a inclusão de portadores de necessidades especiais no âmbito social e educacional já pode ser vista em nosso país, mesmo que de forma ainda incipiente.

A inclusão social é um processo que contribui para a construção de um novo tipo de sociedade através de transformações, pequenas e grandes, nos ambientes físicos e na mentalidade de todas as pessoas, inclusive do próprio portador de necessidades especiais.

5 comentários:

Suzi disse...

Show de bola, Cris!!
No mercadinho aqui perto d ecasa, às vezes há alguns deles empacotando. Apesar de, sabidamente, não terem vínculo de emprego estabelecido, estão ali, no meio das gentes, sentindo-se produtivos. Isso é bom. Muito bom.

Mas seria ainda melhor se fosse formalizada, a relação de emprego...

Legal que está estudando Libras. Bem legal, isso.

JEANS E CAMISETA disse...

Muito legal mesmo Suzi, pq não estou aprendendo apenas libras mas sobre o universo dos surdos na convivencia com eles durante o curso.
Sobre algumas mudanças na lei, leia essa boa notícia...
http://www.ufmg.br/online/arquivos/002835.shtml

Suzi disse...

Voltei para agradecer suas orações, Cris.
Continue, por favor. Deus nos tem ouvido!
;o)

Beijos.

Suzi disse...

(assim que der, vou ler a matéria, nesse endereço aí.)

JEANS E CAMISETA disse...

Sim sim, Ele sempre ouve e responde com o melhor pra nós. Abraço pra vc e V.